fbpx

Qual a importância da liderança e como desenvolver essa habilidade?

O mundo de hoje é extremamente dinâmico. Tudo muda em uma velocidade impressionante! E isso significa que, no mercado de trabalho, já não existe lugar para aqueles que não estão dispostos a mudar no mesmo ritmo. Essa capacidade de adaptação é uma das características principais da liderança que, por sua vez, é a habilidade essencial dos bons profissionais.

Quer saber quais são as principais características de um líder, como desenvolvê-las e porque é tão importante ser um líder hoje? Continue a leitura do texto e descubra!

O que significa ser um líder?

O líder é aquele que tem visão de curto prazo e, ao mesmo tempo, perspectiva de futuro. O líder inspira confiança, aceita desafios, quer resultados, influencia, conquista e inova. Ser líder é uma habilidade humana e gerencial, produto de conhecimento aprendido.

Você não precisa de uma equipe para ser um líder. Você pode (e deve!) ser o seu próprio líder, administrando a sua vida pessoal e profissional, atualizando as suas competências de acordo com as necessidades do mercado, garantindo um aprendizado contínuo e mais eficiente.

 

Quais são as características de um bom líder?

Autoconhecimento

O primeiro passo para a liderança é o autoconhecimento. É preciso conhecer bem quais são os seus pontos fortes e fracos e sempre agir com isso em mente. Faça exercícios para se conhecer melhor, descubra como as pessoas o enxergam no ambiente de trabalho. Analise os resultados e aceite de braços abertos as descobertas que fizer, revendo quais são as suas melhores qualidades e onde há espaço para aperfeiçoamento. 

Sem o autoconhecimento, fica praticamente impossível exercer a liderança. Afinal, se você não se conhece, como pode tomar boas decisões? Como vai saber quando tomar a frente ou quando pedir ajuda? Como poderá conhecer e liderar outros? Como poderá se auto liderar?

 

Comunicação, inteligência emocional e colaboração

Se você lidera uma equipe ou uma empresa, é importante que você se comunique com os colaboradores dos mais diversos níveis hierárquicos. O líder tem capacidade de observar, escutar e analisar o que os outros têm a dizer. 

Espírito de equipe e colaboração são outras características essenciais daqueles que lideram. Líderes agem sempre pensando na equipe e buscando colaboração entre todas as partes.

 

Visão de longo prazo e responsabilidade

O líder precisa ter uma visão clara do que deseja alcançar, tendo em mente o objetivo geral da empresa. 

Ele ou ela trabalha em prol de algo maior, visualiza e identifica os desafios, toma posse e se responsabiliza pelos resultados. Quem é líder não é passivo: se responsabiliza por suas ações e jamais aponta culpados pelos problemas, pensa em como solucioná-los, independente do que ou de quem os tenha causado.

Comunicação, resolução de problemas, atenção aos detalhes, pensamento digital e adaptabilidade são outras características de um bom líder.

 

Boa liderança VS. Má liderança

Existem dois tipos de liderança: a negativa e a positiva.O líder positivo pensa na equipe, pede ajuda e é um exemplo a ser seguido. Explora o potencial de cada um e entende que cada atividade faz parte de uma obra coletiva: a empresa. 

Já o líder negativo é quem manda e não pode ser contrariado, impõe o medo para ser obedecido e não usa a inteligência emocional nas suas relações interpessoais e para gerenciar sua equipe. Os dois tipos são líderes, mas influenciam os seus liderados de forma bem diferente.

Assim como existem líderes negativos e positivos, existem liderados negativos, que não aceitam mudanças e querem ficar quietinhos, fazendo o que sempre fizeram. E os positivos, que sabem que as mudanças são sempre bem-vindas e que podem  aprender, e muito, com elas.

O que precisamos entender é que mesmo que sejamos um subordinado na empresa na qual trabalhamos, podemos exercer uma liderança, por algum conhecimento específico, no qual somos 10, ou sendo nosso próprio líder, melhorando as nossas qualidades técnicas e pessoais. 

 

A importância do mindset para exercer a liderança

O que é mindset?

O mindset é o conjunto de atitudes mentais que influencia os nossos comportamentos e atitudes.

Mindset é a forma como escolhemos enxergar as situações à nossa frente. Diante de um desafio, quem determina se você enxerga a situação como uma oportunidade de crescimento ou como algo que o fará estagnar, é justamente o seu mindset. Ele precisa estar calibrado para que você consiga agir como um verdadeiro líder.

O mindset é a nossa gestão da competência, é a predisposição para melhoramos os nossos conhecimentos, habilidades e atitudes.

 

Mindset pessimista VS. otimista

Vamos ver o que cada um significa:

Se você é aquele tipo de pessoa que corre de mudanças, então, você é o pessimista: aquele que tem o mindset fixo e está estagnado, profissionalmente e pessoalmente!

Mas se você tem a  mentalidade otimista, topa mudanças, acredita que os seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos, você tem o mindset progressivo. Parabéns! Você está no caminho certo: quer aprender e evoluir! Esse é o mindset daqueles que estão preparados para exercer a liderança.

Mas, a boa notícia é que o mindset fixo pode se transformar em progressivo. É só você  querer mudar o seu comportamento. É difícil? É! Mas não impossível.

 

Então, como mudar?

Você pode conseguir mudar a maneira como pensa e como encara as situações desenvolvendo as suas soft skills: suas aptidões mentais, emocionais e sociais relacionadas à forma de conviver e interagir com as pessoas. As soft skills afetam os relacionamentos corporativos e a produtividade. 

Desenvolva, também, as suas hard skill: suas competências técnicas, estudando e aprendendo novas habilidades. Trabalhe para isso! Acredite em você e garanta o seu lugar no mundo corporativo!

 

Por que é importante desenvolver a liderança?

Hoje vivemos no mundo V.U.C.A.! Você acorda, pisca e o mundo já mudou! O mundo V.U.C.A., que  nasceu do contexto militar, pós-guerra fria, traduz muito bem os desafios que enfrentamos no âmbito empresarial, especialmente na era digital. Com o surgimento de tecnologias disruptivas e novos modelos de negócios, nós e nossas empresas temos desafios ainda maiores para vencermos no mercado e nos destacarmos da concorrência.

V.U.C.A significa Volatility, Uncertainty, Complexity  and Ambiguity. É o mundo onde precisamos de estratégia para alcançarmos os nossos objetivos.

E só os líderes que conseguem reunir informações de forma ágil, estão mais preparados para tomarem decisões mais precisas e ter eficiência para sobreviver no mundo dos negócios, que é extremamente volátil, ambíguo, estratégico e complexo.  

Quem muda, tem futuro. Quem não muda, morre!  O mercado é global, a robotização e a tecnologia fazem parte do nosso dia a dia. Hoje, as empresas que querem vencer precisam evoluir e se adaptar.

E, para isso, precisam de colaboradores que queiram segui-las nesses novos rumos. Colaboradores que queiram ser os seus próprios líderes, que se preparem e cresçam pessoalmente e tecnicamente. Empresas e colaboradores precisam se profissionalizar e se capacitar para concorrer com a internacionalização de mercado e sobreviver no mundo V.U.C.A.

Dress code: como acertar?

A forma de se vestir distingue uma pessoa das outras e, ao mesmo tempo, a coloca dentro de um mesmo grupo ou tribo, até mesmo quando ela não tem essa intenção. Na Idade Média, por exemplo, a nobreza usava uma roupa que a diferenciava dos demais.  Hoje, conseguimos...