fbpx

Dress code: como acertar?

A forma de se vestir distingue uma pessoa das outras e, ao mesmo tempo, a coloca dentro de um mesmo grupo ou tribo, até mesmo quando ela não tem essa intenção. Na Idade Média, por exemplo, a nobreza usava uma roupa que a diferenciava dos demais. 

Hoje, conseguimos distinguir um gosto musical ou estilo de vida de alguém que não conhecemos, apenas vendo as suas roupas. Tudo isso tem a ver com o termo que chamamos de dress code, e é esse o tema do post de hoje.

O que é dress code?

O dress code é um conjunto de códigos e regras que dizem respeito ao vestuário. Existem diversos dress codes e, cada um deles, diz respeito a um lugar ou a uma situação específica.

Os códigos de vestuário mudaram muito da Idade Média para cá, mas ainda hoje nos vestimos de formas diferentes quando estamos em casa, no trabalho ou vamos para a balada. 

Nossas roupas podem ser mensagens que indicam o nosso gênero, nossa ocupação, classe social, religião, o nosso comportamento profissional e pessoal, nossas preferências e hobbies etc.

Como saber qual é o dress code correto para você?

Antes de mais nada, existem algumas regras básicas para praticamente qualquer situação, principalmente no ambiente de trabalho. São óbvias, mas não custa relembrar:

  • Cabelos  limpos e penteados,
  • Banho tomado,
  • Dentes limpos,
  • Unhas bem cuidadas,
  • Roupas íntimas escondidas,
  • Roupas limpas,
  • Sapato, tênis ou sandália adequados e confortáveis,
  • Vestimentas bem cuidadas.

 

Dress Code no seu ambiente de trabalho

Agora, é hora de falar das roupas em si. Como saber o que usar? A resposta é: depende. Depende da área e da empresa onde você trabalha, se lida com público externo ou não, se está em um evento específico ou não.

A primeira coisa a se pensar é a sua área de atuação. Se você é um personal trainer, não faz sentido para você trabalhar de jeans ou social, certo? Leve em consideração o seu conforto ao realizar o seu trabalho.

A segunda coisa que você deve fazer, é procurar saber qual é o dress code da sua empresa, caso ela tenha um. Hoje, muitas empresas não exigem nenhum tipo específico de vestimenta e seus colaboradores são muito livres para se vestirem da forma que quiserem. Mas, alguns lugares ainda pedem que você siga determinadas regras ou diretrizes.

A última coisa que você deve considerar é com quem você vai tratar. Por mais que hoje a maioria entenda que as suas roupas não são um atestado do seu profissionalismo e competência, o mercado ainda funciona com conceitos e padrões mais antigos. Por isso, é preciso que você saiba como a sua vestimenta pode impactar na relação com seus clientes, fornecedores etc.

Como não errar?

Confie no seu bom senso, saiba que roupas casuais podem não ser apropriadas para todas as ocasiões, seja você mesmo, pense na expectativas dos seus clientes e lembre: boa aparência não compensa a falta de conhecimento e competências no mercado de trabalho! 

Aqui na Bessa, não temos dress code! Mas os nossos colaboradores seguem as regrinhas básicas e, quando visitam ou recebem clientes, dão aquela caprichada! 

Agora, queremos saber: como é na sua empresa? É informal ou super formal? Você tem dúvida para escolher suas roupas de trabalho? Divida conosco a sua experiência nos comentários!

A Gerencianet agora é IP – Instituição de Pagamento

       A Gerencianet, cliente da Bessa, com 12 anos de mercado, mais de 6 milhões de boletos emitidos mensalmente,  160 mil clientes em todo o país, matriz em Ouro Preto e uma unidade na Avenida Paulista, agora, é IP - Instituição de Pagamento, na modalidade de...

Como tomar as decisões corretas para a sua empresa

Gerenciar uma empresa é muito desafiante. A conjuntura econômica e política, o mercado, tudo influencia o dia a dia e as tomadas de decisão. Por isso, gerenciar baseado em “achismo” é muito perigoso e pode significar a morte de uma empresa. Então, como decidir de modo...