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Como tomar as decisões corretas para a sua empresa

Gerenciar uma empresa é muito desafiante. A conjuntura econômica e política, o mercado, tudo influencia o dia a dia e as tomadas de decisão. Por isso, gerenciar baseado em “achismo” é muito perigoso e pode significar a morte de uma empresa.

Então, como decidir de modo assertivo? Se você quer saber mais, continue a leitura e conheça as nossas dicas.

1. Pesquise e converse com quem entende do assunto

Em primeiro lugar, você deve entender o seu negócio, suas possibilidades e se você tem todas as ferramentas para torná-lo lucrativo. Pesquise, leia e se informe, a internet tem muito material que pode ajudar. Outra maneira, ainda melhor de fazer isso, é contar com uma boa consultoria, que pode lhe direcionar indicando caminhos e dando soluções. Uma boa opção é o Sebrae, que oferece uma assessoria barata e confiável. A outra, é contratar um consultor especialista no assunto, o que é mais caro.

2. Elabore um plano estratégico

Toda empresa quer crescer e ser lucrativa. Por isso, é importante elaborar um plano estratégico, definindo a sua missão e os seus objetivos. Sabendo aonde se quer chegar, fica mais fácil planejar o passo a passo para alcançar o que foi proposto. Acompanhe o desenvolvimento do seu planejamento e defina os parâmetros para saber se os objetivos estão sendo alcançados.

3. Comunique, cobre e revise o plano

Após a definição do plano estratégico, certifique-se de que todos estão cientes das metas propostas e de como alcançá-las. Comunique-as a seus colaboradores e cobre resultados. Seja maleável e, se alguma coisa não estiver dando certo, revise e  faça os ajustes necessários.

4. Identifique os problemas e busque soluções definitivas

Todos os dias surgem novos problemas, então, para resolvê-los é necessário investigar o que está acontecendo, ter uma visão macro das consequências e o que fazer para minimizá-las. E, o mais importante, encontrar uma solução efetiva para que não ocorram novamente.

Pesquise onde começa e onde termina o problema, isso ajudará a encontrar a melhor solução. Ele é o ponto chave ou é uma consequência de outras coisas que não estão funcionando bem? Com certeza, durante essa avaliação, você encontrará boas pistas de quais decisões tomar.

5. Defina indicadores relevantes

Ter  bons indicadores de desempenho é essencial. Eles mostram se a empresa está indo para o caminho certo ou se é necessário fazer mudanças. O BI – Bussiness Intelligence é uma excelente forma de visualizar com mais clareza e tratar os dados de sua empresa, garimpando informações para decisões assertivas.

E não podemos falar de indicadores relevantes sem falar de contabilidade. Ter qualidade e confiança no seu serviço contábil é essencial para que seus gestores tenham bons indicadores que ajudarão a decidir sobre a evolução dos negócios, permitindo que  possam sempre analisar a saúde de sua empresa antes de decidir os seus rumos.

6. Use a contabilidade como ferramenta de gestão

Algumas empresas consideram que o trabalho da contabilidade se limita a atender às burocracias impostas pelo governo. Por isso, desperdiçam as informações qualitativas que ela oferece.

O trabalho contábil consiste em munir os gestores de dados confiáveis e essenciais para que a empresa obtenha bons resultados no seu caminho de crescimento e consolidação no mercado, como: projeções de fluxo de caixa, análises de indicadores, cálculos para identificar o ponto de equilíbrio da empresa, custos padrões, planejamento tributário, para onde está indo o dinheiro etc.

Portanto, não subestime o valor ou desperdice as informações que a sua contabilidade lhe dá! Elas estão intrinsecamente ligadas à tomada de decisões corretas e que garantirão a saúde financeira de sua empresa.

7. Invista na sua equipe

Os seus colaboradores são o ponto forte de sua empresa. Invista nos seus talentos. Uma boa equipe pode lhe mostrar os erros e os acertos de suas decisões. Faça treinamentos para que possam aderir às novas propostas de gestão. Crie métodos para que a comunicação flua e para que todos conheçam os objetivos da empresa. Automatize processos, para que os seus colaboradores tenham tempo para trabalhar no que, realmente, importa: fazer a sua  empresa crescer.

Esse artigo lhe ajudou? Divida conosco nos comentários o que você faz na sua empresa para que ela cresça com segurança e para que você tome as melhores decisões!

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