Criptomoedas e Terrenos no Metaverso: Entendendo o Reconhecimento e Mensuração Contábil

publicado em 02/08/2023

Bruno Gomes

Bruno Gomes

Analista Contábil

A era digital trouxe consigo inovações financeiras sem precedentes. Criptomoedas e terrenos no metaverso são agora parte do nosso mundo financeiro, mas como são tratados na contabilidade? Vamos mergulhar nessa discussão fascinante.

O que são Criptomoedas?

Criptomoedas são unidades monetárias virtuais, não emitidas por bancos e não controladas por governos. Governadas pelas forças do mercado, elas são mantidas dentro das blockchains, garantindo uma forma segura e independente de transação financeira.

O que são Terrenos no Metaverso?

Terreno no metaverso entende-se como um espaço coletivo localizado somente em ambiente virtual, composto basicamente por uma sequência de números e letras, mesclando o físico e o virtual. Esses terrenos podem ser acessados apenas via tecnologia de óculos de realidade aumentada e são igualmente mantidos dentro das blockchains.

Reconhecimento Contábil: Criptomoedas e Terrenos no Metaverso

Devem esses ativos ser reconhecidos nos demonstrativos financeiros da entidade? A resposta é sim. Não temos normas contábeis IFRS/CPC específicas que tratem do tema, então devemos avaliar pelos critérios básicos da contabilidade, conforme a Estrutura Conceitual emitida pelo IASB. Em linhas gerais, o ativo para ser reconhecido deve ser controlado pela entidade, ter probabilidade de realização de benefícios econômicos futuros, ter materialidade e poder ser mensurado.

Ao comprar criptomoedas e terrenos no metaverso, eles são registrados em sua carteira digital, e dessa forma, a entidade passa a ter o controle desse recurso. Os terrenos em específico têm formas de potencial benefícios econômicos, nas condições de aluguel, compra e revenda. Já as criptomoedas, embora dependentes da oscilação do mercado, também possuem um potencial de gerarem benefícios econômicos futuros. Vale ressaltar que a palavra "POTENCIAL" na norma não significa certeza de benefício econômico.

A Minha Empresa Deve Registrar Tais Ativos?

DEPENDE; O custo de gerar essa informação é maior que o benefício da informação? Há interesse na divulgação dessa informação pela entidade e seus usuários? Sem essa informação, os usuários teriam uma leitura financeira equivocada sobre a entidade? Se a resposta for sim, então tais ativos devem ser registrados no seu Balanço Patrimonial.

Implicações Fiscais

E sendo pessoa física, devo declarar isso no meu IRPF? A Receita Federal já exige que valores igual ou superior a R$ 5 mil de criptomoedas e terrenos no metaverso sejam declaradas no IRPF. Em caso de vendas superiores a R$ 35 mil por mês, eles devem ser tributados conforme alíquotas correspondentes.

Conclusão

Criptomoedas e terrenos no metaverso são fenômenos novos e empolgantes do mundo financeiro moderno. Com o crescimento desses ativos, entender seu reconhecimento e mensuração contábil é vital. Se você está navegando nessas águas inexploradas, considere os critérios discutidos acima e não hesite em procurar orientação profissional para garantir a conformidade com as regulamentações aplicáveis