Giro do Estoque: saiba o que é e como aumentar esse índice no seu negócio!

publicado em 11/01/2021

Denis Bessa

Denis Bessa

CEO

O giro do estoque é um importante indicador que relaciona o número de vendas com o número de mercadorias mantidas em estoque. Ele representa quantas vezes a mercadoria vendida substitui o estoque, ou seja, quantas rotações ocorrem no período analisado.

Giro do Estoque: Saiba como aumentar esse índice no seu negócio!

O giro do estoque é um indicador importante para entender a eficácia do seu negócio. Ele representa o número de vezes que a mercadoria vendida substitui o estoque, ou seja, quantas vezes o estoque é renovado ao longo de um período. Aumentar esse índice é essencial para otimizar a gestão do seu estoque. Vamos entender melhor!

Como calcular o giro do estoque?

O cálculo do giro do estoque é feito dividindo o número de vendas pelo número médio de mercadorias no estoque. Por exemplo, se em um ano você vendeu 350 pares de sapatos e manteve uma média de 50 pares em estoque, o cálculo seria:

Giro do estoque = Vendas / Estoque médio Giro do estoque = 350 / 50 Giro do estoque = 7

Isso significa que o seu estoque girou 7 vezes durante o ano para manter as suas vendas. Esse cálculo também pode ser realizado com base no valor da mercadoria.

Por que o giro do estoque é importante?

O valor do giro do estoque é essencial para avaliar a eficiência do seu negócio. Quanto maior for a rotatividade, melhor será o desempenho da empresa. Um giro de estoque baixo indica mercadoria parada e dinheiro parado. Isso pode ser resultado de uma falta de demanda no mercado ou de um estoque maior do que o necessário. Por outro lado, um giro de estoque elevado mostra uma gestão eficiente do inventário e maior liquidez.

Como aumentar o giro do estoque?

Para aumentar o giro do estoque, é necessário uma boa gestão do inventário. Acompanhe relatórios preparados pela sua contabilidade, como os fornecidos pela Bessa aos seus clientes mensalmente através do Korok. Além disso, monitore as vendas e fique atento às tendências de consumo por meio de pesquisas e análises de dados.

Outra estratégia é adquirir produtos ou matéria-prima com um intervalo maior entre as compras junto aos fornecedores. Manter um estoque baixo evita armazenamento por longos períodos e otimiza o espaço. Para isso, é importante entender o tempo de fabricação e os prazos do fornecedor. A frequência adequada de compras ajudará a manter um estoque coerente com as necessidades do seu negócio.

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